Sustentabilidade Financeira

Ser sustentável é conseguir administrar da melhor forma possível os recursos disponíveis.

A sustentabilidade se aplica a várias áreas, principalmente nas quais esses recursos são mais escassos. Cada vez mais, ouvimos falar sobre sustentabilidade ambiental, por exemplo, mas não é só aí que o conceito pode ser aplicado.

Na vida pessoal, uma das coisas mais difíceis é a sustentabilidade financeira. Mas nunca é tarde para aprender e algumas dicas podem ajudar a melhorar as finanças pessoais. Primeiro, é importante lembrar que para sua vida financeira ser saudável, você não pode esquecer um conceito básico: não pode gastar mais do que recebe. É simples, mas muita gente erra exatamente aqui.

Comprar mais do que pode pagar é o começo do fim, principalmente se for no cartão de crédito. O rotativo, que acontece quando se paga apenas parte da parcela, tem um dos juros mais altos praticados no mercado.

Para não viver apenas para pagar contas, deve-se ter planejamento. Saber quanto se consegue poupar e o que fazer com esse dinheiro no longo prazo. Por mais difícil que seja, essa é a melhor maneira de não se ver em apuros.

 arvore-do-dinheiro